Duas unidades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) fortalecem o município e garantem ainda mais o seu desenvolvimento. Essa é a opinião do presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes com relação às unidades da Emprapa existentes em São Carlos. O discurso do parlamentar foi feito na solenidade de posse do novo chefe geral da Instrumentação Agropecuária, uma das unidades, na última sexta-feira.
Na ocasião, Luiz Henrique Capparelli Mattoso deixou o cargo, que passa ser assumido por João de Mendonça Naime. Também compuseram a mesa de autoridades, o presidente da Embrapa, Mauricio Antonio Lopes, o deputado Federal, Lobbe Neto, o vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, o vice-prefeito, Claudio Di Salvo, o diretor da Escola de Engenharia da USP, Paulo Sergio Varoto e o coordenador da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Orlando Melo Castro.
Chefes de gestões passadas e que marcaram a história da Embrapa em São Carlos receberam homenagens durante a solenidade. Lucão iniciou o seu discurso despertando a atenção das mulheres presentes com relação ao câncer de mama, campanha realizada em todo o mundo no mês de outubro, e a necessidade de fazer os exames de mamografia, o que permite diagnosticar precocemente a doença.
Em seguida parabenizou o chefe que acaba de deixar o cargo por sua atuação à frente a Embrapa. “Quero falar do importante trabalho que o professor Luiz Henrique Capparelli Mattoso e parabeniza-lo pela atuação desde 2010 como chefe-geral da Embrapa Instrumentação. Sabemos que cada chefe dá continuidade às propostas e os objetivos da empresa, buscando trazer resultados positivos não só para a nossa cidade, mas para todo o país, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de São Carlos”, disse. Em seu discurso também desejou sucesso e grandes conquistas para a Embrapa Instrumentação que acaba de empossar o professor João de Mendonça Naime como chefe.
Durante seu discurso, o presidente nacional da Embrapa, Mauricio Antonio Lopes apontou que uma das diretrizes da empresa neste momento é compartilhar sua infraestrutura e recursos humanos com universidades, institutos de ciência e tecnologia e empresas. Ressaltou ainda a importância da gestão compartilhada, reunindo competências e oferecendo a estrutura de pesquisa em automação agropecuária e agricultura de precisão.