A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, já vacinou 17.361 pessoas desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, dia 4 de maio, atingindo com isso 35,20% do público-alvo.
A meta é vacinar 50.800 pessoas em São Carlos, atingindo 80% de cada um dos grupos prioritários. No estado de São Paulo a meta é imunizar 11.842.222 pessoas em 2015. Já em todo país o público alvo esse ano será de 49,6 milhões de pessoas.
Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, esse percentual inclui as doses aplicadas no Dia D, em todas as unidades básicas e de saúde da família. “A cobertura está abaixo do esperado, portanto chamamos a atenção das pessoas que ainda não se vacinaram para que procurem uma das nossas unidades até a próxima sexta-feira, dia 22 de maio”.
Márcia alerta, ainda, para que o público alvo não deixe de tomar a vacina com medo de reações. “A vacina usada na campanha é segura. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção. Algumas pessoas podem apresentar mal-estar ou febre, porém todas estas ocorrências desaparecem em 48 horas. A vacina evita internações e mortes”.
A vacina é destinada a idosos (pessoas com 60 anos ou mais), trabalhadores da área da saúde, indígenas, crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães em até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas.
A vacina contra a gripe somente não é indicada para pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica atualizada dos medicamentos de uso contínuo no ato da vacinação. É importante também apresentar a carteira de vacinação.
UBS SANTA PAULA – A Unidade Básica de Saúde - UBS Santa Paula, localizada na rua Luís Saia, 44, em virtude das obras de reforma da unidade, não está aplicando a vacina contra a gripe, porém todas as demais unidades, tanto básicas como de saúde família, continuam realizando a campanha normalmente.