O setor de Medicina Hiperbárica da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos coordenado pelo médico hiperbaricista Dr. Carlos Alberto de Carvalho inicia 2014 com boas novidades para a população de São Carlos e região, que consistem na avaliação, diagnóstico e ampliação no atendimento para pessoas com problemas de cicatrização de feridas, sem burocracia e de forma gratuita.
E para utilizar esse serviço é bem simples, basta as pessoas procurarem pela Santa Casa através do setor de medicina hiberbárica ou agendarem sua avaliação pelo telefone. São duas Câmaras Hiperbáricas em pleno funcionamento, equipamentos capazes de produzirem um grande benefício para pacientes que necessitam desse tipo de tratamento à base de oxigenoterapia hiperbárica,.
O médico responsável pelo tratamento com a câmara hiperbárica é o Dr. Carlos Alberto de Carvalho, médico hiperbaricista e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica. A indicação do médico projeta que o primeiro passo é orientar o paciente se ele pode ou não receber esse tratamento e para isso uma equipe especializada de enfermagem está apta a reconhecer ou não a necessidade após avaliação prévia. Geralmente o tratamento para quem tem uma ferida há anos e com dificuldade de cicatrização é a médio e longo prazo.
Com 20 sessões já dá para notar uma cicatrização da parte afetada; “o paciente dentro da câmara respira oxigênio puro com uma pressão 2 ou até 3 vezes maior que a pressão atmosférica; esse oxigênio vai se difundir na circulação do paciente e aumenta em 20 vezes a dosagem normal de oxigênio, o que acelera o processo de cicatrização e o combate às infecções;” explica. O médico Carlos Carvalho disse ainda que no ano passado ocorreram alguns problemas técnicos por conta da transição de governo, licitação, mas agora graças ao empenho do Secretário Municipal de Saúde Dr. Ricardo de Castro os problemas foram contornados e foi retomado o processo natural que é o de dar continuidade ao trabalho, ao atendimento especialmente da população mais carente.
O que é e como funciona a Câmara Hiperbárica
Com controle digital e a última palavra em termos de tecnologia, a Câmara Hiberbárica faz desse tratamento uma referência nessa área. Basicamente esse tratamento, pioneiro na cidade, consiste na inalação de oxigênio puro, onde o paciente, dentro da câmara, submete-se a uma pressão maior do que a atmosférica, e onde a concentração de oxigênio no sangue aumenta em até mais de 20 vezes. Uma pessoa por vez pode utilizar a câmara e o tempo dentro dela varia de 1 hora e meia a duas horas.
A câmara com esse grau elevado de oxigenação sob pressão pode ter várias indicações, entre elas, queimaduras, embolias, úlceras e feridas que não cicatrizam; dessa maneira o tratamento tem a eficácia de chegar a locais onde o processo de cicatrização estava prejudicado e permite reativar a oxigenação nessas regiões críticas estimulando as células. A oxigenoterapia hiperbárica também é altamente eficiente no tratamento de feridas que ocorrem em pacientes diabéticos, pois a combinação dos efeitos de aumento da oxigenação das bordas das feridas combate a infecções.
Serviço
Câmara Hiperbárica
Local: Santa Casa de São Carlos
Telefone: (16) 3509-1322
Paulo Cabral - jornalista MTb 18448