Em comemoração ao dia 20 de novembro, data em que se homenageia o herói negro Zumbi, líder do Quilombo de Palmares e principal símbolo da resistência negra, acontece em São Carlos o Mês da Consciência Negra. Uma programação cultural, composta por palestras, oficinas, shows e atividades esportivas, dentre outras, promovida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com diversos outros apoiadores, ocorre até o dia 29 de novembro.
Marcada pela luta contra o preconceito racial, as atividades visam promover a discussão e conscientizar as pessoas da importância da raça negra na formação da cultura do Brasil. As tradições afro–brasileiras, assim como a literatura marginal, mulheres negras e movimentos sociais são alguns dos temas abordados. Na UFSCar, além de um balanço crítico das ações afirmativas após a homologação da Lei de Cotas, ocorrem oficinas de boneca Abayomi, de cartoons e arte negra. Docentes da Universidade e convidados externos à comunidade acadêmica participam das atividades.
Além da UFSCar, a programação ocorre também no Paço Municipal, na Santa Casa, SESC, no Clube Flor de Maio, no Centro Afro Odete dos Santos, Parque do Bicão, Estádio Zuzão e no Gig, todos em São Carlos. No encerramento do mês acontece a II Caminhada contra o racismo, que sai da Estação Ferroviária e segue até o Mercado Municipal.
A programação é organizada pela Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar), composta por estudantes africanos e brasileiros das universidades de São Carlos, juntamente com a Coordenadoria de Ações Afirmativas e Outras Políticas de Equidade (CAAPE), NeaB, Conajir, CineUFSCar, Sesc, Senac, Prefeitura de São Carlos, São Cines, Familia São Rock, DCE, Sarau Preto, Café das pretas e PT Usina da Reflexão. Mais informações no site:
www.caascar.com.br/mes–da–consciencia–negra.