A equipe técnica do Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP), coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, levou na última semana, moradores em situação de rua que frequentam o programa, no Parque Ecológico de São Carlos.
Segundo Juliana Fávaro Costa, coordenadora do Centro POP, esses passeios tem como objetivo a reinserção desses moradores em situação de rua na sociedade. “Essas atividades ajudam a reduzir os danos do uso do álcool e das drogas”, afirma a coordenadora.
Os moradores também participaram de um piquenique, realizado com doações da Padaria Cantador, além de uma dinâmica de grupo com a distribuição de brindes, elaborada pelos estagiários do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Para Wiviane Tiberti, secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, o trabalho realizado no Centro POP não inclui somente serviço de distribuição de alimentos. “Todo o nosso trabalho é realizado no sentido de proporcionarmos dignidade a essas pessoas que nesse momento estão em situação de rua. Esse é um momento de socialização, assim como eles participam de atividades educacionais, cursos profissionalizantes, também têm direito ao lazer e cultura”.
Centro POP – O Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP) faz parte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e presta atendimento aos moradores em situação de rua de São Carlos.
Hoje cerca de 60 pessoas frequentam o programa que tem como objetivo acolher esses moradores e conduzi-los para as atividades coordenadas por uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores sociais. O Centro oferece, além de cursos e capacitações, local para higiene pessoal, guarda-volumes e alimentação que inclui café da manhã, almoço e lanche da tarde.