A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araraquara (GVE), do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE/SP) e apoio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), inicia nesta quinta-feira (18), o curso de capacitação sobre a Tuberculose.
São dois dias de curso ministrado por médicos do CVE, com encontros das 8 horas às 17 horas, no auditório de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Durante o evento serão abordados planos de ação, diretrizes de diagnóstico e o tratamento da doença. O evento é gratuito e voltado especialmente para profissionais da rede pública de saúde.
"A capacitação é importante para que os profissionais se atualizem e estejam alerta aos cuidados da tuberculose. A doença tem cura e todo o tratamento é disponível gratuitamente na rede de saúde", afirmou a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Isabella Gerin de Oliveira.
TUBERCULOSE - A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que ainda é responsável por várias mortes no mundo. É causada pelo "Mycobacterium Tuberculosis", também conhecido como bacilo-de-Koch, e tem como principais sintomas a tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares.