A Secretaria de Saúde comunica que em virtude do fechamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Santa Felícia, fato que ocorreu na noite da última segunda-feira (23) e do fechamento nesta terça-feira (24) da unidade do Cidade Aracy, por falta de médicos plantonistas, que está remanejando os funcionários dessas duas unidades para concentrar o atendimento de urgência e emergência na UPA da Vila Prado, que no momento conta com dois médicos.
A Secretaria ressalta, também, que já abriu processo emergencial para a contratação de 89 médicos para a área de urgência e emergência, já que o Tribunal de Contas considerou ilícito o pagamento de médicos por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), prática que vinha sendo utilizada desde 2011 pelo município e que agora teve que ser interrompida. Outros 25 médicos também foram convocados por concurso público, sendo que 17 já procuraram a Prefeitura para providenciar a documentação de admissão.
A Secretaria de Saúde solicita, ainda, que os usuários do SUS procurem a UPA da Vila Prado, bem como, o SMU da Santa Casa, somente em casos de urgência e emergência.