Nos dias 10 e 17 de outubro acontece na UFSCar a oficina “Arqueologia e Meio Ambiente”. A atividade tem a intenção de contribuir com a formação dos monitores do Projeto Trilha da Natureza e demais interessados, proporcionando um olhar diferenciado para a área do cerrado da Universidade.
A ação é realizada pelo Projeto Trilha da Natureza, vinculado ao Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), em parceria com o Laboratório de Educação Ambiental (LEA), Coletivo do Cerrado, Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP) e a Fundação Arapoã de Araraquara, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.
O evento ocorrerá em duas fases. A primeira é formativa teórica, com a apresentação de conceitos básicos de Arqueologia e a sua aplicação em contextos, como na produção dos restos acumulados por interferências antrópicas, e os usos dos recursos naturais na produção e acúmulos dos resíduos sólidos atuais. A segunda fase consiste em uma prospecção arqueológica simulada em trilhas naturais do cerrado da UFSCar. A etapa teórica ocorre no dia 10 de outubro, das 9 às 12 horas, na sala de reuniões do DeAEA, junto ao Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR), localizada na área Norte da Universidade.
A atividade no cerrado será no dia 17 de outubro, das 14 às 18 horas. Para essa última atividade é recomendado que os participantes utilizem roupas e sapatos fechados, assim como chapéus ou bonés, e levem água e repelente contra insetos.
Para se inscrever é preciso enviar email para trilhadanatureza@gmail.com até o dia 8 de outubro.
As vagas são limitadas e será fornecido certificado de participação. Mais informações pelo email ou pelo telefone (16) 3306-6462.