Além de receber milhares de visitantes para o lazer, preservar animais silvestres e promover educação ambiental, o Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna”de São Carlos (PESC) também ajuda na proteção dos mananciais da cidade.
Dentro do Parque nasce o Córrego do Espraiado, um riacho protegido por mata ciliar, que ajuda no abastecimento de água para consumo em São Carlos.
Juntamente com o Córrego do Monjolinho, o Espraiado é responsável por boa parte da água captada, tratada e distribuída aos munícipes, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
O administrador do Parque Ecológico, Fernando Magnani, explicou que o Córrego do Espraiado foi uma das primeiras fontes de água da cidade. “Seu sistema, feito em canaleta de tijolo, foi elaborado há quase 100 anos, e continua preservado”, comentou. O sistema pode ser visto próximo ao recinto dos jabutis, no interior das dependências do Parque.
Fernando ressaltou que com o trabalho de educação ambiental e de preservação, realizado pelo Parque, espera-se que o Espraiado continue preservado pelos próximos 100 anos. “Fica a mensagem da equipe de educadores do Parque Ecológico. Preserve as matas, os animais e não desperdice água”.
O Parque, que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30. Informações pelos telefones (16)3361-4456 / 3361-2429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.