Um aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos recebeu duas premiações por seu trabalho. Wallace Casaca desenvolveu, sob orientação do professor Luis Gustavo Nonato, associado ao CeMEAI, um software que possibilita alterar uma imagem a partir da seleção de alguns elementos existentes nela. O recorte é feito com alta precisão e com ajuste nas bordas.
A pesquisa de Casaca, denominada “Estudo do Laplaciano do grafo para o problema de clusterização espectral e segmentação interativa de imagens”, foi premiada com o primeiro lugar no 1º Concurso Latino-Americano de Teses de Doutorado, evento associado à XLI Conferência Latino-Americana de Informática (CLEI 2015).
Além disso, o trabalho também ganhou uma menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2015, que terá sua cerimônia realizada no dia 10 de dezembro em Brasília.
Os artigos e a tese de Casaca podem ser acessados aqui.
Entenda como o programa funciona:
Leia também: Pesquisadores do ICMC recebem menções honrosas da CAPES e da SIBGRAPI 2015
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.
As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).
Leonardo Zacarin - Assessoria CEPID-CeMEAI