A partir desta segunda-feira (6), a Polícia Militar dá início à operação “Natal Seguro”, que visa dar mais segurança aos consumidores que devem realizar suas compras natalinas no comércio de São Carlos.
O capitão Paulo Cesar Belonci, comandante da 1ª Companhia do 38º Batalhão informou que o efetivo de policiais nas ruas da cidade deverá ser aumentado, bem como a Polícia Militar pretende aumentar o efetivo de motocicletas e viaturas nos corredores comerciais da cidade para dar mais agilidade no patrulhamento ostensivo e preventivo. Ele também informou que será empregado um contingente de policiais a pé para evitar pequenos delitos, bem como crimes de estelionato, furto e roubo também na região comercial.
190
O oficial da PM diz que em caso de furto, roubo, estelionato ou outro delito, a vítima deve procurar um dos policiais militares que estarão a disposição da população pelas ruas da cidade ou então ligar imediatamente para o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM – 190).
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone público, residencial ou celular. Belonci fez questão de frisar que a população pode auxiliar a polícia não demonstrando volumes de dinheiro em público, deixando bolsas sobre balcão, bancas e locais dentro de estabelecimentos comerciais. “A pessoa precisa tomar algumas medidas de segurança, quando ainda estiver em casa e ao sair deve redobrar a atenção, pois, o marginal age na surpresa e é justamente na distração do cidadão que eles atacam e roubam dinheiro, objetos e veículos”, diz.
POLÍCIA MILITAR E COMÉRCIO
Durante um entendimento entre a Polícia Militar, os sindicatos de comércio (Sincomércio), dos Comerciários (Sincomerciários) e da própria Associação Comercial e Industrial (ACISC), ficaram definidos que horário de funcionamento do comércio em São Carlos será as 9 ás 22 horas a partir desta segunda-feira (6), bem como nos dias 11 e 18 (sábados) as lojas abrem das 9h às 17h, e no dia 19 (domingo) das 10h às 16h. Na véspera do Natal (24), a abertura dos estabelecimentos comerciais da cidade ocorre das 9h às 17h.
CORREDORES COMERCIAIS
Falando á reportagem, o capitão Paulo Belonci disse que haverá aumento nas rondas policiais nos principais corredores comerciais de São Carlos. Segundo ele haverá um aumento no efetivo do alto da cidade, vila Prado, região central, Santa Felícia, vila Nery, e Jardim Tangará, locais em que os consumidores estarão fazendo suas compras de natal.
DICAS DE SEGURANÇA
RESIDÊNCIA
Antes de deixar ou chegar a casa, as pessoas devem prestar atenção se não há pessoas estranhas a observando ou observando seu imóvel ou veículo. Caso perceba algo estranho ligue imediatamente 190 e passe todas as informações.
VEÍCULO
Evite estacionar o veículo em lugar ermo ou com pouca iluminação.
Utilize equipamentos que dificultem a subtração do automóvel, como corta corrente, alarmes, trancas e cadeados.
Procure deixar o carro em estacionamentos particulares, em lugares de grande movimentação, com iluminação, ou que possam ser vigiados por pessoas de confiança.
Também não deixe bolsas, sacolas, carteiras, blusas e pacotes nos bancos traseiros ou dianteiros. Isto é um motivo a mais para o ladrão arrombar e furtar seu veículo.
Jamais deixe o veículo aberto ou com a chave na ignição, mesmo quando for se afastar rapidamente do automóvel.
BENS
Não ostente riquezas, como relógios e joias. O bandido escolhe a vítima de acordo com o perfil. Relógios, anéis e outras joias chamam a atenção dos ladrões
PAGAMENTO DE COMPRAS
Evite sair com muito dinheiro na bolsa ou na carteira. Utilize mais cheques e cartões de créditos para pagamento de contas. Utilize dinheiro somente em último caso.
ATENÇÃO REDOBRADA
Prestar atenção na movimentação em sua volta; não se distraia, falando ao celular, isto pode ser um bom motivo para um trombadinha (ladrão), te furtar.
CAIXAS ELETRÔNICOS
Ao longo do ano, a população ouviu através da imprensa vários golpes com os equipamentos chamados por chupa-cabra, câmeras ocultas, e os roubos conhecidos por “saidinha de bancos”, os quais fizeram dezenas de vítimas em São Carlos.
Bandidos observam quem sai com dinheiro da agência, seguem a pessoa e executam o roubo em outro local. O capitão lembra que os marginais observam quem sai com dinheiro da agência, seguem a pessoa e executam o roubo em outro local.
Nas compras de natal, estes crimes podem aumentar devido ao grande fluxo de pessoas em caixas eletrônicos. A Polícia Militar orienta aos correntistas a tomar a máxima cautela nas operações. Qualquer dúvida solicite apenas um funcionário do banco.
Não faça saques em grandes quantidades. Carregue apenas a quantia de dinheiro que for gastar no dia de compras. Suspeitando de algo estranho, ligue 190.
BOLSAS E SACOLAS
Quando estiver no comércio, evite transportar bolsas e sacolas nas costas. O capitão Paulo Belonci, orienta a população a sempre andar com as bolsas ou sacolas na parte da frente do corpo e sempre fechadas. Você não precisa fazer todas as compras de Natal no mesmo dia. Compre aos poucos e lembre-se: se estiver de carro, guarde tudo no porta-malas para não despertar curiosidade de ladrões.
BOLSO DE TRÁS
Em local de grande fluxo de pessoas, o capitão orienta as pessoas a não andar com carteiras, celulares ou dinheiro no bolso de trás das calças.
CELULAR
Nunca fale ao celular nas ruas entre a saída de uma loja e outra. O ideal é procurar um lugar seguro para falar. Atenção ao espaço ao seu redor enquanto conversa, para não ser surpreendido por um ladrão.