O prefeito Oswaldo Barba apresentou na manhã desta terça-feira (26), no Paço Municipal, o projeto de duplicação da passagem sob a linha férrea, entre a Praça Itália e a rotatória da Escola Jesuíno de Arruda, cuja licitação – estimada em R$ 9,8 milhões – será aberta pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vinculado ao Ministério dos Transportes.
A apresentação contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do vereador Edson Fermiano, que representou o presidente da Câmara Municipal, Lineu Navarro, do vice-prefeito, Emerson Leal, de diversos secretários municipais, e do representante dos comerciantes da região onde a obra será realizada, Marcos Ferri. Segundo o prefeito, o DNIT informou a aprovação do projeto na última sexta-feira (22).
Barba relembrou que o ex-prefeito Newton Lima, em 2007, acompanhado do vereador Edson Fermiano, foi à Brasília e, em audiência com o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, apresentou demanda para a transposição da linha férrea em São Carlos.
Fermiano destacou a importância da destinação dos recursos não reembolsáveis por parte da Prefeitura. “Fico emocionado com esse anúncio e tenho certeza que o governo federal irá liberar os recursos dos demais projetos”, ressaltou o vereador.
Conhecedor dos projetos e ciente da viabilidade dos mesmos, o governo federal liberou R$ 600 mil visando a contratação de empresa para a elaboração de 4 projetos executivos. Além da Praça Itália, também estão em fase de análise os projetos de ampliação da passagem do córrego do Monjolinho sob a linha férrea; nas proximidades do shopping; duplicação do Viaduto 4 de Novembro; e construção de um viaduto ligando o distrito industrial Miguel Abdelnur à avenida Morumbi.
Praça Itália
Para o prefeito, o projeto de transposição da linha férrea é uma alternativa à proposta de retirada dos trilhos, solução muito cara, principalmente devido à topografia acidentada da cidade. “O crescimento naquela região da cidade se acentuou muito nos últimos anos. Com isso o trânsito aumentou consideravelmente e a passagem acabou ficando estrangulada diante do fluxo de veículos”, salientou.
“A duplicação da passagem da Praça Itália é um sonho antigo não só dos moradores e comerciantes daquela região, mas de toda a nossa cidade. Tenho certeza que, com a sua conclusão, nós teremos ali um trânsito muito mais tranquilo”, concluiu Barba.
Para o representante dos comerciantes da região, Marcos Ferri, a obra é uma demanda antiga que agora está perto de ser solucionada. “Eu solicitei que a Prefeitura faça uma reunião com os meus companheiros comerciantes para apresentar esse projeto. Tenho certeza que a obra vai beneficiar todos nós”, finalizou Ferri.