Prefeito Altomani segue trabalhando pela internacionalização do aeroporto de São Carlos
Prefeitura Municipal de São Carlos 6 de Setembro de 2013
A internacionalização do Aeroporto Mário Pereira Lopes, em São Carlos, segue na pauta principal de reivindicações do prefeito Paulo Altomani junto ao Governo do Estado de São Paulo. Nesta semana, durante encontro do prefeito e do secretário de Planejamento e Gestão, Julio Cesar Pereira de Souza, com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, o chefe do Poder Executivo de São Carlos reforçou a solicitação por intermédio de depoimentos e documentos favoráveis à medida.
Altomani encaminhou inclusive, solicitação do deputado federal Newton Lima, que, durante evento no aeroporto da TAM, na semana passada, sinalizou ao prefeito que o processo da internacionalização caminharia mais rápido se o DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – se manifestasse pela internacionalização junto ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega. O procedimento foi passado pelo prefeito ao Superintendente do DAESP, Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, que assumiu o compromisso de interceder junto ao ministro o mais rápido possível. “A internacionalização do aeroporto Mário Pereira Lopes não pode ser adiada. É extremamente importante para a região, que vai ganhar incremento e volume de exportação. Insistimos nessa pauta com o governador e com o superintendente do DAESP, que vai encaminhar a solicitação da internacionalização ao Ministro Guido Mantega, conforme sugeriu o deputado Newton Lima”, disse Altomani. O apoio ao processo de internacionalização do aeroporto de São Carlos ganhou corpo nos últimos dias com a manifestação de empresários e políticos da região.
Construído em 1970 e administrado pelo DAESP, o aeroporto abriga o Centro Tecnológico da TAM, foi totalmente remodelado e modernizado e possui uma pista de 1.720x45m. Em 06 de novembro de 2009, a Assembléia Legislativa aprovou a ampliação do aeroporto e a construção do Terminal de Cargas internacional, com conseqüente aumento da pista para 3.000X60m. “Todo o processo está muito bem encaminhado. Na verdade o aeroporto já recebe aeronaves de padrão internacional, que fazem manutenção no Centro da TAM. Empresários e a população de toda a região seriam premiados com a mudança. Esperamos que o ministro também entenda dessa forma, pois São Carlos comporta um aeroporto de padrão internacional, pela sua localização, porte industrial e perfil tecnológico”, concluiu o prefeito.