O prefeito Paulo Altomani participou na última sexta-feira (20), da solenidade da Câmara Municipal em comemoração aos 125 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. A sessão foi presidida pelo vereador Lucão Fernandes e contou ainda com as presenças do provedor do hospital, Antonio Valério Morillas Júnior, do secretário municipal de Saúde, Marcus Petrilli, os vereadores Cidinha do Oncológico, Laíde das Graças Simôes, Rodson Magno, e Lineu Navarro, além de funcionários e colaboradores da instituição.
“A Santa Casa é um patrimônio da nossa cidade, da nossa gente. Uma instituição que zela pelos são-carlenses há várias gerações, uma instituição feita de pessoas que construíram essa história de dedicação”, disse o prefeito. Já o presidente da Câmara, Lucão Fernandes, propositor da homenagem disse que “expressa com muito orgulho, o reconhecimento e a gratidão de toda a comunidade são-carlense à belíssima história que a Santa Casa vem escrevendo ao longo do tempo”.
A direção do hospital entregou placas aos funcionários e funcionárias pela dedicação e trabalho no hospital, alguns com mais de 50 anos de serviços.
A celebração oficial do aniversário do hospital ocorreu no dia 12 de abril, data que assinala a assembleia realizada no extinto Teatro Ypiranga no ano de 1891 quando lideranças da cidade decidiram pela construção de um hospital de benemerência, após doação de recursos feita pelo casal Francisco Domingos de Sampaio e Ana Miquelina Ferraz de Sampaio.
Em mais de um século o hospital tornou-se referência no atendimento à saúde- com atendimento de urgência, emergência e alta complexidade - para os cerca de 400 mil habitantes da região formada por São Carlos, Porto Ferreira, Descalvado, Ribeirão Bonito, Ibaté e Dourado. Com 334 leitos, incluindo a Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, a Santa Casa é a mais antiga instituição assistencial, beneficente e hospitalar em funcionamento na cidade, atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (60% da demanda) e também de convênios e particulares. Faz parte da rede estruturante instituída pelo governo estadual que referencia o atendimento de alta complexidade na região e está cadastrada na Rede de Urgência e Emergência do governo federal.
O prefeito voltou a lembrar que tornar a Santa Casa viável e financeiramente estável era um compromisso de gestão. “Trabalhamos para que fosse credenciado como hospital estruturante e pudesse receber mais recursos do Governo do Estado. Nossos esforços são sempre contínuos para que a Santa Casa possa continuar atendendo e protegendo os cidadãos de São Carlos e da região”, finalizou Altomani.