O prefeito Paulo Altomani retornou nesta quarta-feira (31), à avenida Comendador Alfredo Maffei, próximo ao SESC, para uma nova vistoria às obras de paisagismo e das construções de ciclovia e calçada. Juntamente com os secretários municipais José Galizia Tundisi (Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia) e Márcio Marino (Obras Públicas), do diretor da empreiteira responsável pela obra, Walter de Lucca e de Pedro Caballero, coordenador da Defesa Civil, o prefeito caminhou pela área e apontou correções que devem ser executadas, de imediato, referentesà arborização e segurança.
“Estamos acompanhando atentamente essa obra e, por isso, voltamos hoje pela manhã. Algumas mudas plantadas precisam ser substituídas e pequenas intervenções, ainda, devem acontecer por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, porém, no geral a questão do paisagismo está caminhando bem e as margens do córrego ganhando vida nova”, disse Altomani.
A segurança em determinados pontos da margem do córrego, mereceu maior observação durante a vistoria desta quarta. O prefeito determinou que seja colocado um gradil metálico ao longo da ciclovia, aumentando a segurança. “A calçada está muito próxima do córrego e isso pode causar acidentes. Já determinei que Defesa Civil realize um trabalho de conscientização da população e também a abertura de licitação para que a Secretaria de Obras Públicas instale um gradil metálico isolando a ciclovia e eliminando riscos de acidente. Enquanto licitamos a compra desse gradil, a empreiteira vai instalar uma proteção provisória”, afirmou.
Marcio Marino disse que a obra representa uma nova modalidade na execução de ciclovias, atendendo três importantes conceitos urbanos: mobilidade, segurança e paisagismo. “A ciclovia e a calçada são intercaladas por gramados. A região será, certamente, um novo cartão postal da cidade”, projetou.
Com cerca de 1.700 metros lineares, a ciclovia vai da rua Visconde de Inhaúma até a Rotatória do Cristo, sentido Centro/Shopping. A pista, de 2,70 metros de largura, é dividida em duas mãos e construída em concreto e malha de aço, o que evitará fissuras no piso. No sentido oposto, Shopping/Centro, a obra prevê calçada para pedestre e paisagismo com gramado.
Pedro Caballero lembrou que esses cuidados preventivos são muito importantes, já que o fluxo de pedestres e ciclistas, que já é grande na região, deverá aumentar, significativamente, após a entrega do espaço. Dois outros projetos, ainda em fase de licitação, deverão dar sequência à ciclovia, um na rotatória do Cristo e outro na avenidaTancredode Almeida Neves.