Prefeitura Municipal de São Carlos 7 de Janeiro de 2014
A prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou nesta semana as obras de colocação de uma passagem para pedestres na avenida Trabalhador Sãocarlense, próximo ao número 570, sobre o córrego do Tijuco Preto, no Parque Arnold Schmidt.
Confeccionada em concreto pré-moldado, a Passagem do Estudante, como deverá ser chamada, têm cerca de seis metros de comprimento por 2,5 mts de largura, respeitando às medidas de acessibilidade e beneficiará, principalmente, o trânsito de alunos do campus I da Universidade de São Paulo (USP) e de funcionários e clientes do comércio e restaurantes localizados na Avenida.
A obra foi um pedido do prefeito Paulo Altomani, que identificou como necessária, cômoda e mais segura para o pedestre, uma passagem sobre o córrego.
Segundo o secretário de Obras, Márcio Marino, a construção pré-moldada será rápida, barata e em pouco tempo estará pronta para uso. “A passagem terá um piso especial, grades de proteção, calçada para acesso e faixas de pedestres pintadas nas duas mãos da Trabalhador Sãocarlense”.
Para Jagimara Andrade de Aguiar, auxiliar administrativa do Pastel d´Amélia, restaurante localizado nas proximidades, a passagem irá garantir maior segurança para funcionários, fornecedores e clientes que chegam ao estabelecimento a pé. “A iniciativa da Prefeitura é muito bem vinda e esperamos, ainda, que o movimento aumente devido à maior facilidade de acesso”, completou.
Maior restaurante localizado na Avenida, que funciona 24 horas, o administrador da loja Habbi´s de São Carlos, Marco Antonio Franceschi, destacou que há oito anos vem reivindicando a construção da passagem. “Agradecemos muito a prefeitura pela concretização desse projeto, que certamente irá beneficiar a todos, inclusive aumentando o número de vagas de estacionamento do outro lado da avenida”, explicou.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas já realizou também a obra de travessia para pedestres no córrego Santa Maria do Leme, no Jardim Hikare, em São Carlos, substituindo uma “pinguela” em madeira, totalmente danificada, que representava risco para as pessoas durante a travessia. A passagem tem 18 x 3 metros, medidas estabelecidas pelas normas de acessibilidade e também se destina ao trânsito de pedestres.
Já finalizada, a obra da Rua Luis Inácio da Silva, no Jardim Nossa Senhora Aparecida, em São Carlos, foi outra ponte construída sobre o Córrego Lazzarini. Foi realizada a recuperação de aterro, assentamento de aduelas para aumento de capacidade de vazão do Córrego Lazzarini e contenção de sua margem, além de pavimentação de cerca de 300 m2. Na obra foram utilizadas aduelas que estavam estocadas na prefeitura, o que representou uma economia significativa no orçamento do trabalho, já que cada aduela nova custa em média R$5 mil.
Há, ainda, projeto para trocar a ponte de madeira próxima ao SESC, na Avenida Comendador Alfredo Maffei, por uma pré-fabricada de concreto, garantindo uma passagem mais segura, assim como a troca de passagem no Parque do Bicão. |