Prefeitura Municipal de São Carlos 2 de Fevereiro de 2015
A Prefeitura de São Carlos inaugura às 18h00 da próxima quarta-feira (04), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dra. Maria Dóris de Campos Pereira Lopes”, no bairro Santa Felícia. Com uma área construída 1.370,40m² distribuídos em dois pisos, a UPA da Santa Felícia atenderá mais de 51 mil pessoas residentes na região nordeste da cidade.
A nova UPA efetivamente amplia o atendimento médico pelo Serviço Único de Saúde, o SUS, já que oferece um ponto a mais de atendimento. Quando da inauguração da UPA da Vila Prado, a administração municipal da época desativou o Pronto Socorro da avenida São Carlos.
Com investimentos de R$ 2,13 milhões do Ministério Saúde e contrapartida do município, a unidade conta com salas de recepção e de espera, consultórios médicos, salas de ressuscitação, medicação, inalação, sutura, curativo, ortopedia, raio-x, leitos de observação clínica masculina, feminina e infantil, consultório odontológico, entre outras repartições como acesso exclusivo para ambulâncias e área administrativa com almoxarifados e salas para arquivo.
Localizado na Avenida Miguel Petroni com a Rua Bruno Ruggiero Filho, a UPA do Santa Felícia fará atendimento de urgência e emergência 24h, com oferta de exames de raio-x, farmácia, além de equipamentos como ecocardiograma computadorizado, desfibrilador, monitor cardíaco e fetal, laboratório entre outros, melhorando significativamente o atendimento á população. O nome da “Dra. Dóris de Campos Pereira Lopes” é uma homenagem para a médica que faleceu no ano de 2007 aos 77 anos, e se dedicou à ginecologia e obstetrícia por mais de 30 anos, sendo a primeira médica de especialidade na cidade.
“Convido a todos para a inauguração da tão esperada UPA, uma das maiores obras de saúde. Meu compromisso é com a saúde de toda a população. Já realizamos mais de 13 mil cirurgias eletivas, o Centro Oncológico, o Centro de Infecções Crônicas, a Santa Casa como estruturante, a federalização do Hospital Escola, entre inúmeras outras que estão para serem realizadas. com isso vamos suprir uma carência que a cidade tinha, colocando São Carlos no caminho certo e referência e oferta de serviços de saúde”, disse o prefeito Paulo Altomani. |