Prefeitura Municipal de São Carlos 11 de Outubro de 2014
Localizado à Rua Sete de Setembro, nº 2277, entre as ruas Dom Pedro II e São Joaquim, no Centro, a Prefeitura de São Carlos inaugurou na manhã deste sábado (11), o seu novo Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC) “Ana Cláudia Lucato Cianflone”, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A denominação, em homenagem à enfermeira que atuou no Posto de Saúde da Redenção, no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA) e no setor de DST/Aids e Tuberculose do CEME, falecida em 2013, deu-se por meio de projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, em uma indicação da vereadora Cidinha do Oncológico.
O novo ambulatório atenderá pacientes dos programas de saúde de Hanseníase, Tuberculose, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), HIV/Aids e Hepatites Virais, que atualmente são atendidos no Centro Municipal de Especialidades (CEME). Segundo o secretário de Saúde, Marcus Petrilli, o espaço, exclusivo para pacientes com infecções crônicas, possibilitará desenvolver um atendimento mais especializado e seguro. “No CEME, os pacientes portadores de doenças infecto contagiosas crônicas ficavam expostos às demais patologias. Com o atendimento em prédio exclusivo, esse risco diminui consideravelmente”, explicou.
Acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, o prefeito Paulo Altomani ressaltou o apoio da vereadora Cidinha do Oncológico e o resgate à dignidade que o novo Centro irá oferecer aos pacientes, além de lembrar à família da homenageada, a importância do trabalho que a enfermeira realizou. “Esperamos que com essa homenagem, que busca eternizar o nome de Ana Cláudia Lucato Cianflone, sua família possa se sentir mais confortada. Parabéns ao secretário de Saúde, Marcus Petrilli; à enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal DST-AIDS, Isabella Gerin de Oliveira e a toda sua equipe”.
Em discurso, a vereadora Cidinha do Oncológico lembrou o trabalho deixado pela enfermeira, a satisfação em poder homenagea-la e apresentou sua biografia. Nascida em 1968, Ana Cláudia Lucato Cianflone foi graduada em enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Saúde Pública pelo curso de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública em São Paulo. Casada com Sérgio Pripas e mãe de Sarah Cianflone Pripas, Ana Cláudia faleceu em 18 de maio de 2013, vítima de câncer.
Também prestigiaram a inauguração amigos e representantes da família da homenageada, como Maria do Carmo Lucato Cianflone, mãe de Ana Claudia; Sérgio Pripas, marido de Ana Claudia e a filha, Sarah Cianflone Pripas, além do vereador Rodson Magno, do ex-presidente do CEPAM, Lobbe Neto; do secretário de Governo, Júlio Soldado, demais secretários, diretores e funcionários da Prefeitura. |