Prefeitura Municipal de São Carlos 20 de Fevereiro de 2014
A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Pró-Memória, lançou recentemente o livreto “O Bonde do Balão”, que conta a história e curiosidades sobre o bonde na cidade de São Carlos.
O livreto, de oito páginas, divide-se em três partes. A primeira conta a história dos bondes de tração animal e elétrico, explica o significado da palavra bonde, as características do veículo bidirecional e o percurso na cidade, nos anos sessenta. Os dados históricos são ilustrados com fotos de arquivo e mapa baseado na planta da cidade de 1961.
A segunda parte do livreto é composta por histórias curiosas, como “Que horas são?” e “Turistas e moleques”, e inclui o personagem Nicola Gonçalves, o marceneiro que recuperou o bonde número 3, que por muito tempo permaneceu esquecido, mas que após restauro foi vendido e futuramente comprado pelo Grupo Damha. O veículo encontra-se, atualmente, disponível para apreciação e visitação pública, no espaço “Estação Damha”.
A terceira parte é dedicada ao público infantil. Nela, o sociólogo e pesquisador Júlio Roberto Osio criou a história “Brincando no bonde”, que conta, de forma lúdica, a história do gato Renato, da passarinha Silvinha e do lagarto Leonardo que queriam passear de bonde.
Segundo o sociólogo e pesquisador, Júlio Roberto Osio, o livreto resgata a memória não apenas do bonde, mas de toda a cidade. “A Fundação Pró-Memória cumpre este papel de pesquisar, reunir, conservar e expor fatos históricos e culturais do município. Este livreto ‘O Bonde do Balão’resgata a memória do bonde e também de toda a cidade. É mais um bonito trabalho de pesquisa, no qual ficamos orgulhosos de produzir”, disse.
O livreto será distribuído em escolas municipais e entidades culturais do município de São Carlos. Participaram do projeto Júlio Roberto Osio (pesquisa e texto), Leila Maria Massarão (montagem e pesquisa de imagens) e Giovana Milozo (revisão e adaptação).
Visita ao Bonde da Vila Nery
As escolas podem agendar visitar monitoradas ao bonde da Vila Nery, entrando em contato com a Fundação Pró-Memória de São Carlos. O horário das visitas é de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00. Contato: (16) 3373-2700, ramal 216. |