A Prefeitura de São Carlos está executando obras de adequações e acessibilidade em espaços públicos, como praças e parques e realizando o rebaixamento de guias em várias regiões da cidade.
Os serviços foram licitados no valor de R$ 283.878,42 e a maior parte dos recursos são provenientes de emenda parlamentar destinada a Prefeitura de São Carlos pela senadora Mara Gabrilli no valor de R$ 250 mil.
O objetivo das obras é proporcionar mobilidade segura e satisfatória não apenas a pessoas com deficiência ou velocidade reduzida, mas da população em geral, facilitando a integração dos mesmos com os equipamentos públicos do município. No total serão implantadas 239 rampas e feitas obras de acessibilidade nos sanitários da Praça da Cica, Parque do Kartódromo e no Largo da Igreja São Benedito. Nesta semana as rampas estão sendo executadas na avenida Sallum, na Vila Prado.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, João Muller, a acessibilidade possui relação direta com a inclusão, pois ela consiste na possibilidade de acesso, com segurança e autonomia.
“É nosso dever planejar e estruturar espaços que proporcionem liberdade, autonomia e segurança a todos. A empresa que ganhou o processo licitatório está seguindo a norma técnica NBR 9050 (Norma Técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos), portanto tudo está sendo realizado com critério e parâmetros para a instalação das rampas e adaptação de espaços públicos, tornando acessíveis para todas as pessoas”, garante o secretário de Obras Públicas, João Muller.
Segundo o prefeito Airton Garcia todo esse trabalho tem um único objetivo que é facilitar a superação dos obstáculos por pessoas com algum tipo de deficiência. “Já solicitei um novo projeto para que outras regiões da cidade também sejam atendidas”.