A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 30 de setembro, o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2014. Doze teses da USP foram premiadas, além de 16 que receberam menções honrosas, dentre 48 áreas do conhecimento. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 10 de dezembro. No ano passado, nove teses foram premiadas e doze receberam menção honrosa.
Dentre as teses premiadas da USP, três são de unidades do Campus: Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU (inicialmente como parte de programa da Escola de Engenharia de São Carlos- EESC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).
O Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.
O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.
Grande Prêmio
Na cerimônia de premiação também será outorgado o Grande Prêmio Capes de Tese para a melhor tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Oswaldo Gonçalvez Cruz“; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Mário Schenberg“; Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino), denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Sérgio Buarque de Holanda“.
O Grande Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; prêmio para o orientador para participação em congresso internacional no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; 15 mil dólares para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.
Clique aqui para acessar a relação completa dos agraciados.