A Fundação Pró-Sangue reforça a importância da doação em todo o Estado, principalmente neste período de clima frio, quando, normalmente, o número de doadores reduz em média 30%.
"Este é um período em que as pessoas estão menos dispostas a saírem de casa, por exemplo, até para passear, e se esquecem da necessidade e importância da doação de sangue. Então, cabe a nós relembrar a população a fazer o seu ato solidário e continuar doando", declara a médica do setor de captação da Fundação Pró-Sangue, Fátima Hangai.
A queda no estoque de sangue não diminui a procura. Segundo Fátima, a demanda continua a mesma e, com as baixas contabilizadas, os estoques chegam a ficar em estado crítico.
A médica lembrou que outros fatores, como o aumento das infecções respiratórias no inverno, resfriados, gripes e os meses de férias que coincidem com o período, também têm influência na diminuição dos candidatos à doação e sugere que o ato solidário seja feito com antecedência, levando em consideração estes aspectos.
Vale lembrar que a vacinação contra a gripe é impeditivo temporário de doação. Por isso, a Fundação Pró-Sangue incentiva as pessoas a doarem sangue antes de tomarem a dose, já que o tempo de impedimento de doação para aqueles que se vacinaram é de 48 horas e a necessidade de bolsas de sangue no estoque é imediata. (Clique aqui para saber se você está entre os grupos a serem imunizados contra a gripe)
Seja um doador
Para ser um doador é simples: basta comparecer a um posto de coleta com documento de identidade (com foto), ter entre 18 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde. Os candidatos a doação precisam estar bem alimentados, evitar alimentos gordurosos pelas 4 horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas no período de 12 horas anteriores.
Para mais informações ligue para o Alô Pró-Sangue, no 0800 55 0300 ou acesso o site da Fundação.
Do Portal do Governo do Estado