Na última semana, os professores do Ensino Fundamental da rede municipal participaram de um treinamento ministrado pelo professor Vanderlei Bagnato do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP). No evento, foram realizados vários experimentos envolvendo kits educativos na área de biologia e de geofísica.
Esses kits fazem parte do programa “Aventuras na Ciência” e foram idealizados por um grupo de professores da USP, da Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, envolvendo cinco disciplinas: Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática.
Segundo Bagnato, a função dos kits é despertar a curiosidade dos alunos, desenvolvendo o raciocínio científico e despertando o espírito criativo e a melhora do aprendizado: "O aluno sai do estado de mero receptor do conhecimento, para aquele que realiza a ação", disse.
O evento foi organizado pela Coordenadora de Difusão Científica do Grupo de Óptica do IFSC-USP, Wilma Barrionuevo, em parceria com Secretaria de Ensino de São Carlos e a Prefeitura Municipal, a qual adquiriu 80 kits para serem entregues às escolas municipais.
Os professores executaram todos os experimentos propostos com bastante curiosidade e entusiasmo e, ao final, todos eles se mostraram envolvidos pelo projeto.
A professora Rita de Cássia Pauleto participou do treinamento e contou que o manuseio do kit de ciências foi de grande valia para todos os professores. “Além de ter sido realizado de forma bastante organizada, ainda contamos com bons professores que aliaram teoria e prática, nos ajudando a ampliar conhecimentos e redimensionar nossa prática docente”, afirmou ela.
Também esteve presente na capacitação, a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Ana Thereza Cardoso, que será responsável pela distribuição dos kits e definição dos responsáveis pelas escolas municipais, com auxílio da chefe de divisão do Ensino Fundamental, Aline Fabiane da Silva.