UFSCar 10 de Dezembro de 2018
Foi realizado no último dia 6 de dezembro o plantio de 136 mudas de diversas árvores na praça que fica próxima ao Shopping Iguatemi de São Carlos, entre as ruas Passeio dos Flamboyants e Passeio dos Ipês. O trabalho foi realizado pela parceria entre o projeto de extensão "Arborização de área verdes públicas: projeto Praça do Shopping", coordenado pela professora Andréa Teixeira de Souza, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar, o Rotary Club de São Carlos-Pinhal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.
Os objetivos da ação - denominada de "Praça dos Pais e dos Filhos" - incluem a promoção de atividades de Educação Ambiental em parceria com o Rotary Club, além da seleção e cultivo das mudas e do apoio técnico prestado no plantio e na manutenção que será feita pelos próximos dois anos.
A iniciativa também visa estimular a preservação ambiental e a revitalização de espaços urbanos e, ao mesmo tempo, homenagear pessoas. Em 2017, um projeto similar - com duração até 2020 - já foi realizado em parceria entre o Rotary, a UFSCar e a Secretaria Municipal na Praça João Paulo II, próximo ao bairro Santa Felícia. A "Praça das Mães e das Mulheres" recebeu cem mudas e cada uma representa uma mulher homenageada, cujos nomes estão fixados em placa no local.
No atual projeto, quem quiser homenagear uma pessoa querida - pais, mães, filhos, familiares e amigos - poderá adquirir, pelo valor de R$ 100, uma muda que já está plantada e que representará o homenageado. O valor inclui os custos da aquisição da muda, do preparo do solo para o plantio e a manutenção por dois anos. Os interessados devem entrar em contato com Celso Rizzo, integrante do Rotary Club de São Carlos-Pinhal, pelo e-mail crizzoad@terra.com.br.
Mudas e manutenção
Dentre as espécies escolhidas para o projeto estão mudas de jequitibá-rosa, jequitibá-branco, algodoeiro, aroeira, paineira rosa, ingá mirim, pata-de-vaca, dedaleiro, jacarandá, pau-viola, fruto-do-sabiá, sangra d’água, quaresmeira, amendoim-bravo, araucária, ipê amarelo, ipê branco, ipê roxo, cedro-rosa, angico, goiabeira, jabuticabeira e amoreira. "Todas as mudas foram adquiridas no estágio de recém-germinadas em julho deste ano. Depois foram transplantadas no viveiro do DCAm da UFSCar, onde foram adubadas e irrigadas até se desenvolverem para o plantio", explica Andréa Souza. Ela detalha que a manutenção que será realizada na Praça envolverá a retirada de ervas daninhas, controle de formigas, adubação periódica, e substituição das plantas, se necessário.
Em breve, será agendado evento para inaugurar o projeto "Praça dos Pais e dos Filhos", quando serão convidados todos os homenageados.
|