A Rádio UFSCar, emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos, estreou nesta quarta-feira, 23/5, uma série de programas especiais intitulados "Planeta em Foco – Rio+20 e Cúpula dos Povos em Debate", que abordam os assuntos a serem discutidos nos eventos Rio+20 e Cúpula dos Povos, realizados no próximo mês de unho, no Rio de Janeiro.
Temas como saúde ocupacional, movimentos de trabalhadores, justiça ambiental, movimentos indígenas, educação ambiental, reciclagem, mudanças climáticas, Eco 92 fazem a pauta do "Planeta em Foco". O programa conta com entrevistas com professores, membros da comunidade científica, pesquisadores e coordenadores de institutos e organizações nacionais, líderes de movimentos indígenas, ambientalistas, dentre outros convidados.
Entre os profissionais já entrevistados para o programa estão o coordenador do Centro de Especialização em Educação Ambiental do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da USP de São Carlos, professor Carlos Eduardo Matheus; o presidente da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável do Guarujá, Marcelo Mello; o professor, pesquisador, ambientalista e escritor Maurício Waldman; a líder indígena Sany Kalapalo, líder do movimento “Indígenas em Ação”; e o ambientalista Condesmar Fernandes, participante da Eco 92.
O "Planeta em Foco" busca contribuir com o debate público sobre meio ambiente, enriquecer a população com informações de qualidade para que possam desenvolver uma visão crítica e participativa e, ao mesmo, divulgar os eventos Rio+20 e Cúpula dos Povos na comunidade acadêmica do campus da UFSCar e cidade de São Carlos e região.
O programa é apresentado pelos biólogos Wilson Moreira e Karina Hisatugo. O "Planeta em Foco – Rio+20 e Cúpula dos Povos em Debate" vai ao ar todos os dias, de segunda à sexta-feira, às 6 horas e às 12h30, logo após o Noticias UFSCar. Às sextas-feiras, as entrevistas da semana são reprisadas das 18 às 19 horas.
A Rádio UFSCar é transmitida na frequência 95,3 FM para São Carlos e Região e na Internet, pelo site www.radio.ufscar.br.