O secretário Municipal de Obras Públicas (SMOP), Márcio Marino, acompanhado do engenheiro Samuel Fernandes, realizou na tarde desta segunda-feira (20), uma vistoria no prédio do Centro de Especialidades Médicas (Ceme), na Vila Isabel, para conferir a reforma que vem sendo executada a pedido do Ministério Público, que apontou a existência de trincas, infiltrações, ausência de sistema de segurança contra incêndio e dispositivo de acessibilidade em parte da edificação.Com as reformas concluídas, o Ceme não corre risco de ser fechado.
Durante a vistoria, Márcio Marino verificou os consultórios reformados e conferiu o relatório de exigências. “Assim que recebemos as indicações do MP começamos a reforma. Já foi feita as intervenções nas rachaduras, captação de águas pluviais para evitar infiltrações, instalação de condutores, construção de calçadas e pintura interna e externa do prédio, e algumas adequações de acessibilidade já estão em andamento”, disse Marino.
Segundo o secretário de Obras, 80% das indicações já foram concluídas. “Só estamos aguardando um projeto de combate a incêndio, que foi enviado ao Corpo de Bombeiros. Nele consta o sistema de hidrante, alarme contra incêndio, iluminação de emergência e sinalização de rota de fuga. Sem essa aprovação, não podemos concluir as exigências”, afirmou Marino, que também lembrou que em mais de 20 anos de funcionamento, o Ceme nunca teve esse laudo.
Desde o final do ano passado, o Centro de Especialidades passa por um processo de reestruturação. Algumas especialidades como a Oncologia ganhou espaço próprio. As próximas especialidades a terem um local fora do Centro, são o programa DST/Aids – Hanseníase e o Programa Melhor em Casa.
O secretário municipal de Saúde, Ricardo Innecco Castro salientou que além das exigências do MP, outras melhorias estão previstas. “Estamos prevendo uma reforma geral em todo o Ceme. Algumas especialidades estão saindo do prédio e novas serão implantadas, quando tudo estiver concluído, podemos analisar o espaço e planejar melhor as melhorias, afirmou” .
Acompanharam a vistoria, a chefe de divisão da assistência especializada do Ceme, Joraci Teresa Porfírio e o médico e Coordenador do Centro de Especialidades, Rafael Luis Luporin.