O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Marcus Pertrilli, da chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Márcia Pallone e da Coordenadora, Denise Scatolini, esteve reunido na tarde de terça-feira (17), na sede do Departamento Regional de Saúde em Araraquara (DRS III), para uma discussão sobre alguns procedimentos a serem tomados perante os número de casos positivos de dengue na cidade. Entre as medidas está ampliação da equipe de endemias.
Durante o encontro foram explicadas as ações já adotadas pelo município contra o mosquito aedes-aegypti, como mutirões, nebulizações, assistência aos pacientes entre outras. Uma das providências discutidas com o diretor do DRS, João Roberto Bettoni Nogueira e com a diretora técnica da Regional da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Zulimar Catarina Teles Alves, foi a possibilidade da ampliação do número de pessoas atuando em nebulizações e a contratação de mais agentes de combate de endemias.
“Estamos numa guerra contra o mosquito. Além dos mutirões estamos recebendo apoio para ampliar nossa equipe contra a dengue. Neste momento é fundamental que todos colaborem verificando dentro de casa os vasos, ralos entupidos, calhas sujas, água parada. Cada pessoa tem que se transformar em um agente contra a proliferação do mosquito dentro das casas”, enfatizou o prefeito.
Também ficou acordado que a Sucen disponibilizará mais aparelhos nebulizadores para o município intensificar o bloqueio dos criadouros. “Foi uma reunião produtiva, visto que a DRS e a Sucen acompanham todo o trabalho realizado em nosso município e a evolução da doença. Recebemos algumas recomendações de como proceder, que nos auxiliará em medidas futuras. Com isso, só temos a ganhar no enfrentamento contra a dengue”, conclui o Secretário Municipal de Saúde, Marcus Petrilli.