Com o título "Internet pós-web: a internet das coisas", a sétima edição da revista GEMInIS, do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebe artigos até o dia 3 de novembro.
O dossiê temático aborda as atuais mudanças culturais, políticas, comunicacionais e econômicas provocadas pela emergência das redes digitais ubíquas, nas quais os dados são armazenados nas nuvens e acessados de qualquer dispositivo.
A proposta pretende dialogar com o atual momento e as tendências para o campo da Comunicação, visto que o tema encontra-se presente nos mais diversos espaços midiáticos, relacionando-se a múltiplas áreas do conhecimento, como as teorias sistêmicas, análises de Big Data, estudos sobre a construção da subjetividade, pós-humanismo, mecanismos de controle e datavigilância, assim como a remixagem e hibridização da cultura pop nas redes.
Os editores da Revista chamam atenção para o contexto em que os conteúdos produzidos e consumidos pelos usuários migram de uma plataforma a outra. Segundo o texto de chamada da Revista, "é pertinente atentar para as configurações dessas práticas midiáticas, também observando os agenciamentos dos mais distintos dispositivos comunicacionais nos processos de subjetivação".
Também segundo a chamada, "a internet das coisas reconfigura as antigas redes digitais que eram baseadas em um ecossistema de portais, sites institucionais e páginas pessoais, potencializando também a Web 2.0 e seus serviços de produção e compartilhamento de conteúdos gerados pelos usuários, a exemplo de plataformas como Youtube, Flickr, Podcasts, Wikipedia etc. No cenário da internet pós-web, as coisas e conteúdos se conectam através de smartphones, tablets, "computadores vestíveis", eletrodomésticos, roupas, sensores, câmeras de vigilância, ou dispositivos ligados aos corpos, como o Google Glass".
Além de aceitar trabalhos relacionados à temática do dossiê, o periódico também recebe artigos acadêmicos que abordem outros assuntos ligados à área da Comunicação e do Audiovisual, assim como ensaios, entrevista e resenhas de livros publicados recentemente no Brasil e no exterior. Os trabalhos, nos idiomas Português, Espanhol ou Inglês, devem ser enviados para o email revista.geminisufscar@gmail.com.
As normas para submissão e outras informações sobre o dossiê da sétima edição podem ser conferidas no site da revista, em www.revistageminis.ufscar.br.
Sobre a Revista GEMInIS
A Revista GEMInIS foi criada em 2010, quando o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da UFSCar completava seu terceiro ano de criação. A revista, online e semestral, tem como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de fenômenos próprios da convergência midiática. A publicação tem classificação Qualis B2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na área de Ciências Sociais Aplicadas.