O vereador Rodson Magno (PSDB), protocolou moção de apelo na Câmara Municipal, solicitando que a Prefeitura encaminhe à Secretaria Estadual da Saúde, pedido para inclusão de São Carlos na agenda itinerante daquela pasta para receber a carreta móvel do programa “Mulheres de Peito”, que possibilita a realização de mamografias.
O programa “Mulheres de Peito” visa incentivar as mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e estimular o diagnóstico precoce da doença, a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e em São Paulo.
A carreta é equipada com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor digital de imagens analógicas, impressoras, antenas via satélite, computadores, mobiliários e sanitários. É composta por uma equipe multidisciplinar, com técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, médico ultrassonografista e funcionários administrativos.
O veículo permanece na cidade por um período de 30 dias atendendo de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 13h, o resultado sai em 48 horas após a realização do exame, se houver suspeita de tumor, imediatamente será feita uma ultrassonografia, caso haja necessidade serão realizados exames como biopsia, se constatado a doença a mulher é encaminhada para tratamento especializado.
“Trata-se de uma proposta inovadora, contribuirá e incentivará cada vez mais mulheres terem acesso ao exame sem burocracia, quanto mais cedo o diagnóstico maior a chance de cura”, completou Rodson.