O vereador Roselei Françoso (PT) constatou que o Ecoponto do bairro São Carlos 8 “está servindo de depósito de lixo” e formalizou nesta terça-feira (18), um requerimento para que a Prefeitura promova a urgente limpeza do local.
Em visita ao bairro, o vereador verificou a existência de grande volume de lixo e entulhos depositados indevidamente no local. O problema provoca mau cheiro, atrai animais e representa sério risco à saúde dos moradores das proximidades.
No requerimento, Roselei informa que de acordo com notícias veiculadas na imprensa local, aquela área tem sofrido constantes incêndios. Na noite de segunda-feira, dia 17,foram registrados dois focos de incêndio que atingiram galhos de árvores e outros materiais depositados no local. “Os moradores do bairro se assustaram com o fogo e a fumaça, que somente foram contidos uma hora mais tarde após grande esforço do Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal”.
O vereador considera que é dever da fiscalização do Município a rotineira ação junto a esses locais, “a fim de estar sempre zelando pela sua conservação, de modo a evitar esses e outros infortúnios pela ausência de cuidado”.
O requerimento cita a Lei Municipal nº 15.751/2011, a qual determina que os imóveis (edificados ou não) devem ser mantidos limpos, livres de lixo, detritos, entulhos ou qualquer material nocivo à vizinhança e à saúde pública, sob pena de multa diária para quem descumprir seus preceitos.
“A administração deve dar bons exemplos a serem seguidos pelos munícipes, já que exige e sanciona aqueles que descumprem suas normas legais, devendo, portanto, ela mesma ser a primeira a pô-las em prática”, afirma.