Servidores do setor administrativo doServiço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), participaram nesta semana do programa Integração da Segurança do Trabalho, oferecidos pela autarquia, e coordenado pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Marcelo Alves da Silva Fontes.
Entre as propostas desse programa, segundo o Presidente da autarquia, Sérgio Pepino, está a formação de uma brigada de incêndio capaz de atuar nas dependências do SAAE. “Já estamos com a licitação em andamento para a compra de equipamentos de proteção contra incêndio e sinalização, visando obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB). A empresa vencedora também fornecerá treinamento para a criação de uma brigada, formada por um corpo de funcionários voluntários, que receberão treinamento”.
O programa Integração da Segurança do Trabalhotem o objetivo de integrar novos servidores, e é oferecido, inicialmente, para todos os funcionários da autarquia. “O SAAE não tinha esse programa e está oferecendo para todos os seus servidores. Já participaram os trabalhadores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da Estação de Tratamento de Água (ETA), do setor de fiscalização e da manutenção elétrica e mecânica e os leituristas”, explicou Marcelo.
No programa a empresa apresenta as informações necessárias referentes à segurança ou a medicina do trabalho dentro de suas instalações, para conscientizar, treinar, orientar e promover segurança e o bem estar de todos os funcionários. São abordados temas como o uso de equipamentos, normas da empresa, uso de equipamentos de proteção, higienização e forma correta de utiliza-los, meios de comunicação que a empresa dispõem e como proceder em determinados casos.
Outras ações também são oferecidas aos servidores pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do SAAE e já estão programados treinamentos para trabalhos em altura e em espaços confinados.