A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Vigep), realiza até 21 novembro, a semana Nacional de Mobilização Social Contra a Dengue. Durante o período, além das atividades de rotina dos agentes de combate de endemias, estão sendo realizadas panfletagens em locais de maior fluxo de pessoas, sensibilização de viajantes no terminal rodoviário em dias estratégicos e a sensibilização de alunos através das Secretarias de Educação do Estado e do Município.
O objetivo da mobilização é chamar a atenção da sociedade para ao problema da Dengue e da Chikungunya, a fim de estimular na eliminação de locais de água parada, onde o mosquito transmissor se reproduz. “Nossa ideia é levar um grande alerta sobre as doenças, abordando o tema de maneira mais diversificada possível”, afirmou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone.
Atualmente, o município de São Carlos registra 362 casos positivos de dengue, sendo 106 deles importados. Para combater o vírus, a Vigep adotou um plano de combate em que diariamente as equipes de combate de endemias percorrem o município orientando e sensibilizando a população para um ambiente seguro e sem mosquito, colocando telas em caixas d’água e realizando trabalho de nebulização de bloqueio.
Para a realização da campanha, a Vigilância Epidemiológica em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), realizou na semana passada, um treinamento de atualização das ações da vigilância no controle do mosquito Aedes Aegypti e também da Chikungunya.
Durante o treinamento os agentes receberam reforço nas orientações sobre os vírus, sintomas, características do mosquito transmissor, possíveis criadouros e como orientar os moradores no combate de larvas dentro das residências.
“A conscientização da população quanto a importância de destruir os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vem a ser uma das atividades mais importantes no combate da doença, que somados a todo trabalho realizado no município, garantem a baixa incidência de casos de dengue em São Carlos em comparação as cidades vizinhas”, acrescentou Márcia.