Prefeitura Municipal de São Carlos 9 de Outubro de 2014
A Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura neste sábado (11), a partir das 10 horas da manhã, o novo Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC) “Ana Cláudia Lucato Cianflone”.
Localizado na Rua Sete de Setembro, nº 2277, entre as ruas Dom Pedro II e São Joaquim no Centro, o novo o ambulatório, indicação da vereadora Cidinha do Oncológico, atenderá pacientes nos programas de saúde de Hanseníase, Tuberculose, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), HIV/Aids e Hepatites Virais.
Atualmente o setor funciona no Centro Municipal de Especialidades (CEME) sendo um lugar inadequado, pois os pacientes são autoimunes, colocando em risco a estabilidade fisiológica de forma direta e indireta, já que o no CEME, estão expostos às demais patologias que podem agravar a saúde do portador de doenças crônicas.
Por meio de um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, o CAIC terá a denominação da enfermeira Ana Cláudia Lucato Cianflone, que atuou no Posto de Saúde da Redenção, Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA) e por último no setor de DST/Aids e Tuberculose do CEME, onde trabalhou até seu falecimento no dia 18 de maio de 2013, por complicações de um câncer de mama.
“A implantação do Centro de Infecções, assim como o Centro Oncológico, era um compromisso que tínhamos para oferecer às pessoas, um tratamento digno e humanizado. As mudanças junto a reforma do CEME e a implantação do AME, vai refletir em melhoria na saúde para a população de São Carlos, como nunca visto antes”, disse o Prefeito Paulo Altomani.
Homenageada
Ana Cláudia Lucato Cianflone, filha de José Cianflone e Maria do Carmo Lucato Cianflone, nasceu em Ribeirão Preto no dia 28 de julho de 1968.
Casou-se com Sérgio Pripas e como furto desta união, nasceu Sarah Cianflone Pripas.
Graduou-se em enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), em 1995 e especializou-se em Saúde Pública no curso de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública em São Paulo. Estudada e qualificada, atuou entre 1990 e 1992 como enfermeira no Posto de Saúde da Redenção, Dr. Lauro Corsi. Através de um processo seletivo, em junho de 1992 ingressou no SESA – Serviço Especial de Saúde de Araraquara da USP, trabalhando até 1997.
Em junho de 1998 foi readmitida na Prefeitura Municipal de São Carlos, atuando no Centro Municipal de Especialidade (CEME) no Setor de DST/Aids – Tisiologia, ramo da medicina responsável pelo estudo das causas, prevenção e tratamento da Tuberculose. Apesar de em 1996 contrair o câncer de mama, continuou a trabalhar assim que suas condições clínicas permitiram, falecendo no dia 18 de maio de 2013. |