Como parte das ações que marca o dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, comemorado no dia 26 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do programa de combate a Hanseníase, em uma parceria com o Ministério da Saúde, realiza na próxima sexta feira (31), um dia intensivo da campanha educativa “Hanseníase tem cura”. A ação tem como objetivo, orientar profissionais da área de saúde em relação aos sintomas da doença, visando o diagnóstico precoce e também a disponibilidade do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em São Carlos, a campanha conta com apoio de cartazes, informativo e um dia especial para capacitação de profissionais da saúde. Segundo a coordenadora do programa, Isabella Gerin de Oliveira, a ação em parceira com o Governo Federal é mais um reforço no alerta sobre a existência da doença.
“A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que representa um importante problema de saúde pública no Brasil. Nós já tivemos uma campanha que foi realizada em outubro, e agora estamos tendo mais este reforço. O alerta para os profissionais da saúde, e para a população, sobre a hanseníase é de suma importância. Os principais sintomas da doença são manchas dormentes pelo corpo, placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dores nas articulações lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. São problemas que às vezes não incomodam tanto e as pessoas nem sempre buscam orientação médica”, disse Isabella, que também ressaltou que o diagnóstico precoce é a melhor prevenção.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do programa de combate de Hanseníase, mantém um trabalho permanente de orientação em sua unidade de atendimento no Centro de Especialidades Médicas (CEME). Atualmente cinco casos multibacilares estão em tratamento na cidade.
Para comemorar a data, será realizada na próxima sexta feira (31), uma capacitação para os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que contará com exibição de vídeo, discussão dos casos, procedimentos de atendimento e triagem do paciente portador da doença.