A cidade de São Carlos recebe nos próximos dias 16, 17 e 18 de outubro, a “I Semana da Fitoterapia”, que traz palestras, oficinas, distribuição de mudas de plantas e minicursos. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.
Por meio do Projeto de Lei Municipal nº 15.826, de autoria do vereador José Luis Rabello, o evento que está aprovado desde o ano de 2011, passa a integrar o calendário oficial de eventos de São Carlos, a partir de 2014. Neste ano, será realizado através da destinação de emenda parlamentar do vereador autor do projeto.
A abertura do evento acontece no dia 16 de outubro, às 9h30, na Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado). No mesmo dia, das 9h00 às 12h00, quem passar pelo local poderá aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia com as alunas do Senac, além de receber orientação sobre alimentação saudável com a Pastoral da Criança.
Também no dia 16 de outubro, a fitoterapeuta, Maria do Socorro Nunes Penha e a psicóloga, Marenilza Juliano, realizam às 15 horas, no auditório do Paço Municipal, a palestra “Inclusão da Horta Medicinal na Rede Pública de Ensino”. “Será uma forma de informar, sensibilizar, conscientizar e mobilizar a opinião pública sobre o cultivo e o uso de plantas medicinais, ampliando os conhecimentos técnicos dos profissionais da rede municipal de saúde, por meio de cursos e palestras sobre fitoterapia e temas afins”, explicou a fitoterapeuta, Maria do Socorro Nunes Penha.
Durante os três dias, alguns órgãos públicos oferecerão chá de ervas medicinais aos usuários dos serviços públicos, enquanto aguardam pelo atendimento. Sendo estes, a Upa da Vila Prado e do Cidade Aracy, Sim - Serviços Integrados do Município, Casa do Trabalhador e Câmara Municipal. Banners explicativos serão disponibilizados nos locais.
Confira a programação completa da I Semana da Fitoterapia:
Dia 16 (quinta-feira) - Abertura Oficial às 9h30
• Das 09h00 às 17h00: Exposição de ervas e plantas medicinais.
Local: Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado)
• Das 09h00 às 12h00 - Aferição da pressão arterial e teste de glicemia com alunas do Senac / Acompanhamento Nutricional “IMC” e orientação sobre alimentação saudável com a Pastoral da Criança.
Local: Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado)
• 15h00 - Palestra “Inclusão da Horta Medicinal na Rede Pública de Ensino”
Palestrante: Maria do Socorro Nunes Penha (fitoterapeuta) e Marenilza Juliano (psicóloga)
Local: Auditório “Bento Prado Júnior” - Paço Municipal
• 19h30 - Palestra “O Poder das Plantas Medicinais”
Palestrante: Prof. Wadson Ribeiro da Silva (fitoterapeuta)
Local: Unicep
Dia 17 (sexta-feira)
• 09h00 - Visita monitorada ao Horto Municipal e palestra “Águas que curam”.
Palestrantes: Adriana Rodrigues Pereira e Caius Camargo (terapeutas)
Local: Horto Florestal
*Haverá transporte coletivo à disposição dos interessados, com saída da Praça do Mercado Municipal às 09h00 e retorno às 12h00.
• Das 09h00 às 17h00: Exposição de ervas e plantas medicinais.
Local: Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado)
• Das 09h00 às 12h00 - Aferição da pressão arterial e teste de glicemia com alunas do SENAC / Acompanhamento Nutricional “IMC” e orientação sobre alimentação saudável com a Pastoral da Criança.
• 15h30min - Palestra “Resgatando o conhecimento popular com as ervas medicinais”.
Palestrante: José Rodrigues de Oliveira (Zé Raizeiro) - Terapeuta Naturalista
Local: Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado)
Dia 18 (sábado)
• 09h00 - Encerramento do evento com doação de mudas de plantas para a população e participantes da “Caminhada Pense Rosa”.