Em eleição realizada na última terça-feira (04/08), os trabalhadores na Volkswagen, em São Carlos, reelegeram os membros da Comissão de Fábrica. Os metalúrgicos Júlio Henrique da Silva, Ednilson José de Andrade e André Larocca, darão continuidade ao trabalho realizado desde 2012, marcado pelo acompanhamento diário dos problemas enfrentados no chão de fábrica.
O objetivo da Comissão de Fábrica é ampliar as conquistas, defender e lutar pelos trabalhadores.
Para o coordenador da Comissão de Fábrica da Volkswagen São Carlos, Júlio Henrique da Silva a reeleição é importante para fortalecer a organização dos trabalhadores. “Essa reeleição é muito importante para o fortalecimento da nossa organização. Temos trabalhado junto ao Sindicato e a Cipa, e vamos dar continuidade agora com o CSE (Comitê Sindical de Empresa), atuando no sentido de melhorar cada vez mais as condições de todas e todos na fábrica”, declarou, Júlio .
A posse da Comissão de Fábrica está marcada para o dia 19 de agosto, na unidade São Carlos, no qual representantes de outras plantas estarão presentes.
Comissão de Fábrica foi conquista da 1ª greve
No ano de 1999 aconteceu a primeira greve na fábrica de motores da Volks em São Carlos, tendo como principal conquista a Comissão de Fábrica. A partir de então os trabalhadores passaram a ter um nível de organização no local de trabalho que hoje é referência para toda a categoria.
Os trabalhadores tiveram inúmeras conquistas durante este período, como a redução da jornada para 40 horas semanais; acordos salariais que são referência no país; acordos de investimentos que garantiram mais empregos; PLR maior ao das fábricas de Anchieta(SP) e Taubaté; entre outras.