Prefeitura Municipal de São Carlos 19 de Março de 2014
O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, José Galizia Tundisi, visitou na semana passada, as instalações da Lighting Science Group Corporation, uma das maiores companhias de lâmpadas LED (Light Emitting Diode) do mundo, localizada em Orlando (USA), como parte do projeto, em desenvolvimento, iniciado a partir da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU), em abril de 2013.
O MoU, entre a Prefeitura de São Carlos e o ex-governador norte-americano e fundador da Organização Não-Governamental Regions of Climate Action (R20), Arnold Schwarzenegger, prevê um estudo de viabilidade para iluminação pública LED de São Carlos.
Segundo Tundisi, essa foi uma visita técnica, que teve a finalidade de verificar o sistema de funcionamento da empresa. “Também foi a oportunidade de discutir com gerentes, administradores e com a presidência da empresa, as possíveis formas de colaboração e análise da viabilidade da instalação do sistema LED em toda a região urbana de São Carlos”, explicou.
A visita abrangeu todos os departamentos da empresa, passando por setores de pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade, unidades de produção, show room dos produtos, administração e estudos estratégicos. Para Tundisi, o itinerário foi essencial para o conhecimento do sistema de produção, a qualidade do produto e o porte e abrangência da empresa. “Conseguimos uma visão técnica e abrangente sobre os aspéctos institucional, legal, tecnológico e financeiro para a implantação do projeto de substituição da iluminação pública de São Carlos”, complementou. Atualmente, no Brasil, apenas as cidades de Natal (RN) e São Carlos, têm a possibilidade de concretamente desenvolver o projeto.
A parceria prevê que sejam desenvolvidos nessas cidades, gratuitamente, programas de educação executiva, metodologias, seminários, construção de cases e criação de grupos de discussão sobre os custos e benefícios do uso de energia sustentável e sobre as formas com que a energia sustentável pode estar disponível para mais pessoas e comunidades. Criado em 2010, com o apoio da ONU, o R20 ajuda estados, províncias, regiões e governos de todo o mundo a desenvolver, aplicar e comunicar projetos voltados para a economia sustentável.
Como perspectiva futura, o secretário ainda ressaltou que existe a ideia de formar um Instituto de Pesquisa, como parte do projeto da Cidade da Energia, com a participação da Lighting Science, pesquisadores e empresas com origem no Instituto de Física da USP São Carlos. |