Medidas educacionais e novas tecnologias a favor do meio ambiente serão temas abordados durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre no Campus São Carlos da UFSCar. Os minicursos são direcionados a professores e alunos dos ensinos médio, fundamental e profissionalizante.
Direcionado a professores e estudantes do ensino básico e profissionalizante, o curso "Importância dos recursos hídricos em época de crise" apresenta conceitos introdutórios sobre a origem e dinâmica de águas subterrâneas e superficiais, bem como a política atrelada e questões ambientais associadas. O minicurso "Introdução à Economia Ecológica" propõe o desenvolvimento sustentável baseado no progresso humano em busca da felicidade, sem sacrifício irreparável dos ecossistemas, a partir de políticas públicas comprometidas com a sustentabilidade e a justiça ambiental. Outra atividade que prepara profissionais da educação para trabalhos multidisciplinares envolve a construção de hortas, que pode despertar nos alunos a conscientização sócio-ambiental e a importância da valorização de recursos hídricos. Na programação estão as atividades propostas no âmbito da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz, que abordam trabalhos audiovisuais e projetos de ciências na educação básica e produções de textos sobre saúde e meio ambiente.
Ao todo, a 67ª Reunião Anual da SBPC agrega 212 atividades, conta com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 64 conferências, 62 mesas-redondas, 52 minicursos, 13 sessões especiais, 11 simpósios, cinco assembleias e quatro encontros. A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site do evento, em www.sbpc.ufscar.br.