A UFSCar publicou o edital de ingresso nos cursos de graduação presenciais para pessoas em situação de refúgio, solicitantes do status de refugiado e residentes estrangeiros com visto humanitário. As inscrições para participar do ingresso específico acontecem do dia 19 de julho a 31 de agosto em formulário eletrônico específico.
O candidato interessado em participar do ingresso para migrantes internacionais deve enviar a cópia dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das suas últimas cinco edições (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022), bem como a documentação exigida para participação na seleção. Os documentos necessários para inscrição estão listados a seguir:
1) Documentação comprobatória de conclusão de estudos equivalentes ao Ensino Médio, acompanhada de parecer de equivalência emitido por Secretaria de Estado de Educação, caso os estudos tenham sido realizados fora do Brasil (anexo à ficha de inscrição, aceitos em .jpeg, .pdf);
2) Atestado de situação de refúgio no Brasil emitido pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare); ou Condição de solicitante de refúgio, comprovada pelo DP-RNM - Documento Provisório de Registro Nacional Migratório ou documento equivalente emitido pelo Departamento de Polícia Federal, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Lei 9.474/97; ou Condição de regularidade migratória, comprovada pela Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou protocolo de requerimento análogo emitido pelo Departamento de Polícia Federal, com autorização de residência por tempo determinado ou indeterminado, decorrente de acolhida humanitária ou outras políticas de caráter humanitário do governo brasileiro.
As orientações completas podem ser acessadas aqui. Outras informações podem ser obtidas por meio de contato com a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, neste link, ou pelo e-mail da Coordenação de Ingresso na Graduação (CIG), o ingresso@ufscar.br.
Confira:
- Edital de ingresso de migrantes internacionais;
- Página de orientações para o ingresso de migrantes internacionais.