Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar analisa o comportamento do sistema cardiovascular durante a realização de exercícios para fortalecimento da musculatura do períneo. O estudo é desenvolvido pela aluna de doutorado Soraia Jürgensen sob orientação da docente Patricia Driusso, professora do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar.
Os exercícios para fortalecimento da musculatura do períneo são muito importantes para prevenção e tratamento da incontinência urinária, que é o escape de urina que geralmente ocorre quando a mulher tosse, espirra ou realiza algum esforço físico, ou sente uma vontade urgente de urinar. Os estudos realizados no PPGFt avaliam o comportamento do sistema cardiovascular, por meio de eletrocardiograma durante a realização dos exercícios de contração desta musculatura. Para participar das avaliações as mulheres devem ter mais de 40 anos, queixas urinárias, devem estar dentro do peso (índice de massa corporal inferior a 30kg/m²) e não podem ter doenças cardiovasculares e nem prolapso urogenital, conhecido como bexiga caída.
Serão selecionadas 80 mulheres dos municípios de São Carlos e região, que serão submetidas à avaliação da capacidade de exercício por meio do teste de esforço cardiopulmonar adequadamente monitorado, eletrocardiograma completo durante o estado de repouso e durante sessões de exercícios, avaliação da composição corporal, exame ginecológico e avaliação da força da musculatura do períneo, além do tratamento da perda urinária quando necessário.
Interessadas podem entrar em contato com a pesquisadora pelos telefones (16) 3351-9577 e (16) 99171-7618 ou pelo email soraiajurgensen@gmail.com.