A UFSCar divulgou o resultado da homologação dos pedidos de inscrição dos candidatos na seleção para ingresso em 2016 de estudantes Indígenas nos cursos de graduação presenciais.
Essa será a nona edição consecutiva da seleção específica para povos Indígenas realizada pela Universidade e, pela primeira vez, as provas serão aplicadas em 4 capitais: Cuiabá (MT), Manaus (AM), Recife (PE) e São Paulo (SP). Antes as provas eram aplicadas somente no Campus da UFSCar em São Carlos. A mudança foi proposta pelos próprios estudantes indígenas veteranos, a partir de demandas em suas comunidades de origem, com aprovação do Conselho de Graduação da UFSCar.
Foram recebidos 551 pedidos de inscrição, um acréscimo de 291 inscritos em relação ao ano passado, de candidatos pertencentes a 71 etnias indígenas diferentes (51 etnias no ano anterior), que indicaram ser procedentes dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Do total de pedidos de inscrição recebidos foram consideradas válidas 479 inscrições, o que representa um aumento de 102% em relação ao recorde anterior de inscritos, alcançado na seleção para ingresso em 2015, quando foram aceitas 237 inscrições.
Neste ano, os candidatos com inscrições deferidas estão distribuídos em 50 das 62 opções de cursos ofertadas. Em São Carlos, os cursos mais procurados foram Medicina, com 124 inscritos; Enfermagem, com 53 inscritos; e Fisioterapia, com 41 candidatos. No Campus Sorocaba o curso mais procurado foi o de Administração, com 17 inscrições; o curso de Engenharia Ambiental do Campus Lagoa do Sino, em Buri, recebeu sete inscrições; e no Campus Araras o curso mais procurado foi Biotecnologia, com três inscritos.
Em relação às cidades de aplicação da prova, a ser realizada no dia 29 de novembro, a maioria dos inscritos fará o exame na cidade Manaus (AM), com 202 candidatos, em seguida vem Cuiabá (MT) com 110 candidatos, Recife (PE), com 85 candidatos e São Paulo (SP), que receberá 82 inscritos. Candidatos que, por algum motivo, queiram alterar a cidade de realização da prova devem entrar em contato diretamente com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar até o dia 13 de outubro.
Prazo para recursos
Os 72 candidatos que tiveram seu pedido de inscrição indeferido podem ainda apresentar recurso por escrito devidamente justificado, até o dia 13 de outubro, diretamente na Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar, no Campus São Carlos. No recurso, não será admitida a inclusão de nenhum documento além daqueles já apresentados na inscrição. O pedido de recurso pode ser apresentado por meio de um procurador designado formalmente pelo candidato.
Os endereços completos dos locais de aplicação das provas em cada uma das quatro capitais será divulgado no dia 13 de novembro, juntamente com a convocação para as provas, a ser consultada pelos candidatos exclusivamente pela Internet, no portal da UFSCar e também no site da Fundação Vunesp.
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação, pelo telefone (16) 3351-8152.
Confira:
- Resultado da Homologação das Inscrições
- Edital