De 21 a 27 de setembro, aconteceu a 12ª Semana de Ação Mundial (SAM) – Direito à educação inclusiva – por uma escola e um mundo para todos, que é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação, realizada em 100 países desde 2003.
Com objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política, de modo a exercer pressão sobre os governos, para que cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.
A docente, Rosana Maria Alves Mangili, e a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Cristina Tagliavini, organizaram uma dinâmica, proposta na cartilha da SAM com os cursos de Gestão em Recursos Humanos, Pedagogia e Psicologia, e também, distribuíram o material que explicava e apoiava o movimento.
A dinâmica consistia em vivenciar e debater sobre a importância dos recursos de acessibilidade na educação e para a inclusão das pessoas com deficiência, TGD/TEA, e altas habilidades/superdotação na sociedade, e refletir sobre a riqueza da diversidade e de sua importância para o processo de inclusão de todos.
Para isso, as docentes exibiram o curta-metragem “Diferente, Mas Igual”, e fizeram com que os alunos discutissem e pensassem na seguinte questão: “Você já imaginou como as pessoas cegas ou surdas conseguem assistir televisão, filmes e vídeos?”. Se colocar no lugar do outro foi a ideia principal da atividade, realizada com sucesso na UNICEP.
Confira as atividades da SAM:
http://semanadeacaomundial.org/2014/.