Durante o Carnaval, é comum o aumento no consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. Contudo, é bom não descuidar da alimentação mesmo diante das tentações, para manter a forma e a saúde.
Veja as orientações do programa Meu Prato Saudável, da Secretaria da Saúde:
- Para evitar ganho de peso nesta época do ano, nunca chegue aos eventos de estômago vazio. Quando se está com fome, não se pode escolher o que se vai comer, e tudo o que está disponível acaba sendo consumido. Fazer um lanche natural, com salada e patê de atum ou peito de peru com queijo magro, sacia a fome e ameniza as tentações.
- Frituras devem ser evitadas, pois são muito calóricas e podem dificultar a circulação, aumentando os níveis de colesterol. Boas opções de petiscos podem ser palitinhos de vegetais (cenoura, erva-doce, pepino), bruschetas de tomate com manjericão, tremoço ou tomates cereja.
- Pegar leve com a bebida é outra dica. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda, como limite, o consumo de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho para os homens e uma lata de cerveja ou uma taça de vinho para as mulheres. A sugestão para diminuir o consumo e melhorar a hidratação é usar copos pequenos e sempre alternar um copo da bebida com um copo grande de água.