Câmara Municipal de São Carlos 17 de Dezembro de 2015
O vereador Eduardo Brinquedos, líder do PSC na Câmara, demonstrou preocupação com a quantidade de lixo espalhado por diversos bairros da cidade. Por meio do seu programa “Vereador Itinerante”, o parlamentar tem observado grande acúmulo de resíduos sólidos e orgânicos por toda parte, “mostrando que o serviço de manutenção e de fiscalização já não acontece há meses. O preocupante é que estamos vivendo o risco de epidemias como zika vírus, que assim como outras doenças é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti”.
Segundo Eduardo, por toda a cidade é preciso um “start” de cada morador para colaborar com o descarte adequado do lixo. “Trata-se de um problema ambiental e social, que é impulsionado pela falta de educação. Se há despejos clandestinos, é preciso mobilização para denunciá-los. Porém, também é necessário que a seleção e a coleta adequada desses resíduos partam de dentro das próprias residências, o que ainda não é feito com tanto empenho. Por parte da Prefeitura são necessárias ações para alertar e evitar o descarte irregular de lixo”, destacou o parlamentar.
Entre os tipos de materiais acumulados relatados pelo vereador, estão restos de materiais de construção, lixo doméstico, sofás, cadeiras, garrafas etc. “O Poder Público finge que fiscaliza e a população, por sua vez, tão omissa quanto, insiste em não se conscientizar e acaba depositando todo o lixo novamente nas vias”, afirmou Eduardo, que também sugeriu a participação das universidades ministrando palestras de cidadania e difundindo dicas de comportamento e respeito ao próximo.
COMBATE AO MOSQUITO - Medidas simples auxiliam no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como dengue, zica e chikungunya e se procria em recipientes com água limpa e parada. Eduardo ressalta algumas ações que todos podem praticar.
- Verifique se as calhas não estão entupidas. Remova as folhas que possam impedir o escoamento da água;
- Escorra e nunca deixe água em pratinhos do vaso de plantas, coloque areia até a borda;
- Mantenha a caixa d´água sempre limpa e vedada;
- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada e, em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana;
- Guarde pneus secos e em local coberto;
- Coloque semanalmente água sanitária em ralos pouco usados;
- Em laguinhos, cascatas e espelhos de água decorativos, limpe sempre as bordas e coloque água sanitária pelo menos uma vez por semana. Limpe as bordas das piscinas e mantenha a água clorada;
- Lave ao menos uma vez na semana os potes de água e alimento dos animais domésticos;
- Guarde as garrafas de plástico e vidro viradas de boca para baixo ou encaminhe para a coleta de lixo;
- Mantenha em local coberto materiais de construção, tais como: louças sanitárias, carrinhos de mão, lonas plásticas, telhas, latas de tinta.
SINTOMAS DE DENGUE:
- Febre alta (39 a 40 graus) que dura 7 dias;
- Dor de cabeça;
- Dores fortes nas juntas e fundo dos olhos;
- Manchas vermelhas pelo corpo;
- Cansaço, náuseas e vômitos.
“São Carlos é uma cidade hospitaleira que recebe todos os anos um grande fluxo migratório. A conscientização sobre a boa manutenção e prevenção da dengue dos espaços privados e coletivos (calçadas, ruas e praças) vale tanto para quem fica, como para quem vai embora”, finalizou o vereador. |