O vereador Maurício Ortega enviou ofício ao secretário municipal de Saúde, Marcus Petrilli, solicitando informações sobre a possibilidade de antecipação da aplicação da vacina contra o vírus da gripe H1N1 no município.
A formalização do pedido atende demanda de funcionários das áreas de saúde e educação e outros setores do serviço público que atendem à população em geral e expõem-se ao risco de contrair o vírus da gripe H1N1, que se alastra por vários estados do Brasil, principalmente São Paulo. A situação atual levou o Ministério Público a postular perante o governo a antecipação da vacina para os grupos de risco.
Ortega também protocolou na Câmara Municipal um requerimento à Prefeitura para que tome providências para antecipar a vacinação, pergunta quantos funcionários serão vacinados e pede justificativa caso a solicitação não seja atendida. O requerimento, com pedido de destaque, será apreciado na sessão plenária da próxima terça-feira.
No dia 29 do mês passado a cidade comprovou a primeira morte pela gripe H1N1, ocorrida no dia 13 de março, sendo vítima um homem de 42 anos.
Para o vereador, a antecipação da vacina é importante pela existência de surtos da doença que atinge diversas cidades paulistas. Na região noroeste do estado a vacinação foi antecipada para a população de risco: idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas que têm doenças crônicas. A vacina é a principal maneira de evitar a doença, mas existem outros cuidados. O vírus influenza transmite-se através de secreção respiratória ( tosse e espirro) e também por contato com objetos. Manter as mãos limpas é muito importante para que se diminua o risco de contrair a gripe.