A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) visitou, na manhã da última segunda-feira (08), a Unidade de Saúde da Família do bairro Santa Angelina. A ação faz parte de uma série de visitas que a parlamentar fará às USF e UBS de São Carlos, a fim de escutar funcionários e usuários para, em seguida, procurar soluções junto aos órgãos competentes.
Na referida unidade, a parlamentar apurou que a estrutura do prédio não atende a demanda dos pacientes e não segue o que rege o Ministério da Saúde, sendo necessária, com extrema urgência, a mudança para um novo local. Cidinha observou infiltração, paredes emboloradas, falta de computadores para alimentar o sistema e-SUS e a alocação de pacientes em um corredor devido a falta de uma sala de espera. Cidinha, no mesmo dia, protocolou requerimento solicitando a mudança do prédio para instalações mais adequadas.
“A equipe da USF, embora com as precariedades da estrutura e os poucos recursos disponíveis, se desdobra para dar um atendimento digno e humanizado aos usuários. Buscaremos soluções efetivas para sanar os problemas levantados na USF do Santa Angelina, as quais são necessárias e urgentes”, afirmou a vereadora.
O Programa de Saúde da Família (PSF) é um modelo de prestação de assistência à saúde, tendo como objetivo a reorganização da prática assistencial em novas bases e conceitos, centrando a atenção na família, entendida e percebida à partir do seu ambiente físico e social, possibilitando assim uma compreensão mais ampliada do processo saúde-doença. Ele é composto por equipes responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.
As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.
A Unidade de Saúde da Família é um espaço onde se realiza uma assistência integra, contínua e de qualidade, desenvolvida por uma equipe multiprofissional na própria Unidade e também nos domicílios e em locais comunitários, como escolas, creches, asilos, presídios, entre outros.