A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) participou no último sábado (29) da 2ª Caminhada Contra o Racismo e a Discriminação. O evento encerrou a programação municipal do Mês da Consciência Negra.
Mais de 100 pessoas participaram do ato que teve início às 9h, com saída da Estação Cultura e chegada na Praça do Mercado Municipal, onde a população prestigiou diversas apresentações culturais da cultura negra.
O Mês da Consciência Negra promoveu uma série de atividades para valorizar a cultura Afro-Brasileira e apoiar a luta contra a descriminação. “Ações como essa são de extrema importância para a luta contra o preconceito. Devemos valorizar, dar visibilidade e voz a toda a cultura negra, que mesmo oprimida, é a maior base da constituição da nossa identidade”, afirmou Cidinha.
O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, data que faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. A data de sua morte motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.