A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) protocolou, na última quinta-feira (11), na Câmara de São Carlos, requerimento solicitando autorização da Administração Municipal para a circulação de táxis em faixa exclusiva de ônibus.
Para a parlamentar, muitos transtornos enfrentados pela população no trânsito da cidade, como engarrafamentos por exemplo, poderiam ser minimizados com a adoção da medida. “O número de táxis representa uma porção considerável do tráfego de automóveis no trânsito, acredito que se os táxis puderem usar as faixas de ônibus o trânsito fluirá melhor. Isso aconteceu na cidade de São Paulo e podemos, sim, implantar em São Carlos também”, argumentou Cidinha.
Na cidade de São Paulo, desde setembro as faixas de ônibus foram liberadas para os taxistas em qualquer horário desde que estejam com passageiro. Segundo estudo da Adetax (Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo), a medida pode diminuir em até 25% o tempo das corridas e, consequentemente, ter reflexo no valor pago pelos usuários. Após a implantação, um estudo feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) da capital mostrou que, mesmo com os táxis circulando nas faixas exclusivas de ônibus, os coletivos não tiveram prejuízo na velocidade média.
No requerimento, a vereadora solicita aos órgãos competentes da Prefeitura que avaliem a possibilidade da liberação das faixas de ônibus para o tráfego dos táxis. Caso seja possível, Cidinha requisita que seja determinada uma data para início da medida.