A vereadora Laíde Simões (PMDB) apresentou os resultados das políticas públicas de proteção aos animais que vêm sendo desenvolvidas em São Carlos a uma interessada plateia presente ao Seminário “Políticas Públicas Para Cães e Gatos: Hospitais Veterinários Gratuitos e Campanhas de Castração” realizado na última terça-feira na Câmara Municipal de São Paulo. O evento foi promovido pelo vereador paulistano Roberto Trípoli (PV).
Laíde dividiu sua participação no Seminário com o Diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de São Carlos, Jilverson Moraes. A vereadora representou o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral (PSDB), abordando a experiência do atendimento veterinário para cães e gatos e controle reprodutivo no município de São Carlos.
Segundo a vereadora, a receptividade foi altamente positiva junto aos representantes de mais de 40 municípios e 20 Ongs que trabalham em defesa dos direitos e bem estar dos animais em várias cidades do Estado de São Paulo e também de outros estados. “O interesse de todos era o de lear para suas cidades uma fórmula para implantação de políticas públicas para o atendimento digno aos animais e o resultado positivo que esse trabalho produz”.
“Nossas explanações foram consideradas eficientes, mediante a existência de leis municipais, de ações efetivas de Ongs de nossa cidade e da Prefeitura através do Departamento de Defesa e Controle dos Animais, considerado o único trabalho concreto, efetivo e com resultado, servindo de modelo a ser adequado à realidade de cada cidade representada no evento”, observou Laíde.
A vereadora deixou claro perante os participantes a necessidade de incluir medidas de proteção aos animais no rol das políticas públicas implementadas nos municípios. “Os prefeitos são trocados e nós vereadores também, mas as políticas públicas tem que ser permanentes, independentes dos gestores”, alertou.
O vereador Roberto Trípoli, ao final do seminário, declarou aos presentes e à imprensa estar feliz em assistir à exposição feita pela vereadora são-carlense. “Ele se declarou realizado e gratificado em saber que existe uma cidade empenhada em tornar realidade um trabalho como o que desenvolvemos em São Carlos”, informou Laíde.