A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) e o vereador Lineu Navarro (PT), respectivamente presidente e membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, encaminharam nesta quinta-feira (9) um ofício ao secretário municipal de Saúde, Marcus Alexandre Petrilli, solicitando providências para o atendimento das reivindicações apresentadas pelos servidores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) durante visita que os parlamentares fizeram àquela unidade na última quarta-feira.
Os vereadores pleiteiam a nomeação imediata de um responsável técnico (Coordenador) do SAMU, com capacitação e formação adequada para a função e a retomada do fornecimento das refeições que antes eram ofertadas no SAMU pela Secretaria da Saúde para os servidores que trabalham no regime de 12 por 36 horas. Esse posicionamento foi assegurado pelo secretário em reunião realizada com os servidores.
Diante da promessa feita em novembro de 2014, de que a frota de ambulâncias estaria rodando na sua totalidade e em perfeito estado no máximo dentro de 30 dias - e já se passaram 5 meses -, Cidinha e Lineu solicitam explicação para esse fato “que vem prejudicando os serviços ofertados pelo SAMU e colocando em risco a segurança dos servidores”.
Os parlamentares solicitam a colocação de guarda municipal e fechamento da entrada, para que volte a existir o controle de entrada e saída de pessoas na unidade, com objetivo de preservar a integridade dos funcionários do SAMU.
“Requeremos maiores explicações quanto aos termos contidos no Acordo de Compensação de Jornada de Trabalho, particularmente na cláusula que trata da remuneração pelos trabalhos realizados aos domingos e feriados”, afirmam os vereadores. Eles também pedem a substituição dos equipamentos de informática existentes no Central de Controle Operacional, que conforme os servidores do setor estão necessitando de uma revisão pelo tempo de uso.
“A não solução das situações elencadas prejudica a qualidade dos serviços prestados pelo SAMU, colocando em risco a vida dos usuários que dependem deste serviço, e um descontentamento enorme da equipe que se dedica ao máximo para manter o atendimento funcionando”, conclui o ofício elaborado pelos vereadores da Comissão de Saúde.
Ao encaminhar o documento, os vereadores disseram “esperar o quanto antes” um posicionamento da secretária municipal.